Daqui a alguns dias, iniciará o maior evento realizado e assistido pelo mundo, a Copa do Mundo de Futebol. Geralmente esses eventos, param países, movimentam muito dinheiro e colocam o realizador do evento na rota do turismo mundial, o que é positivo para movimentação da economia.
Este ano, o evento será realizado pela África do Sul, o país com maior visibilidade do continente africano e com uma história de muito sofrimento que ficou popularizada através de seu líder, Nelson Mandela, ou seja, um país mais conhecido pela sua história de luta durante o regime do apartheid, do que pelo sua força econômica ou sua estrutura turística.
Assim como a África do sul, o Brasil é um país em desenvolvimento, mesmo assim, ainda podemos julgar que estamos muito a frente no que desrespeito a estrutura para se receber uma Copa do que eles, o que não nos assegura que teremos mais capacidade de realizá-la.
O Brasil acreditando mais na condição de ganhar o direito de sediar a Copa do que propriamente realizá-la, se candidatou e obteve o direito da sede para a próxima Copa, o que fez a população entrar em clima de festa desde já.
Todos comemoraram muito a conquista, mas esqueceram de se atentar a um detalhe:
Temos a possibilidade administrativa de realizar uma Copa do Mundo?
As exigências que a FIFA impõe aos países são de nível europeu, tanto para a estrutura que o evento necessita ( aeroportos, rodovias, trens, hotéis, portos e etc..), quanto para os complexos esportivos, estes, que a princípio seriam construídos com recursos privados. Em termos financeiros equivaleria bilhões de reais investidos em tempo recorde, menos de 4 anos exatamente.
Tenho medo de definir realmente o que o povo brasileiro estava comemorando, pois acho muito piegas entrar tão afundo na baixa auto-estima de um povo que só merece adjetivos qualitativos, portanto me atentarei para os verdadeiros fatos.
A grande maioria de nossa população sabe que somos um povo com características inoperante a estratégias e gerenciamento. Temos aqui uma deficiência clara, não temos bons gerentes e isso se resume ao fato de sermos um povo emocional demais, ou seja, menos frio e racional para lidar com recursos de tal grandeza e que aliados a péssima formação acadêmica e cultural de nosso povo, nos torna um dos países mais corruptos do mundo.
Neste ano acontecerão as melhores eleições do país, temos uma ótima oportunidade para discutir mais programas de governo do que acusações, discutir o futuro de nosso país, este, que hoje vive uma fase que reflete muito mais a perspectiva do que a realidade.
O governo anterior apesar de ter muito êxito em políticas sociais, foi zero a esquerda na gestão dos recursos para investimento em infra-estrutura, mais do que isso, deixou ainda mais difícil a missão do país de concretizar o momento de amadurecimento econômico, já que a Copa seria o momento que o Brasil firmaria seu nome junto as grandes potências do Mundo.
Não estou aqui querendo me colocar contra ou ser um analista negativo do meu país, apenas me preocupo muito com essa característica do brasileiro, de sempre botar o pau na mesa antes da hora e não conter a euforia dos êxitos.
Tenho medo que voltemos a ser um diagnóstico da realidade!
“Alegria de pobre dura pouco”, já dizia o velho ditado popular.

16 responses to A Copa do Mundo é nossa?
Penso o mesmo, muita festa, mas tenho medo da imagem que iremos passar....
Espero realmente que possamos sair bem destas oportunidades...
Abs
Tenho vontade de que essa bomba fosse para a mão de Dilma. Ver até que ponto vai a capacidade de gestão do governo PT.
Como isso não vai acontecer, torço para que Serra, que é mais capacitado para isso, consiga reverter a situação que deixarão para ele resolver.
Três coisas.
Primeira:
"podemos julgar que estamos muito a frente no que desrespeito a estrutura para se receber uma Copa do que eles, o que não nos assegura que teremos mais capacidade de realizá-la."
Baseado no que vc diz isso?
Não conheço o transporte público, rodovias, aeroportos, etc... da África do Sul, mas pelo que sei 70% dos estádios que sediarão os jogos já estavam prontos e com todas as expecificações da FIFA, antes do sorteio que premiou o país em ser a próxima sede da Copa. Ou seja, estava quase tudo pronto antes deles saberem se a Copa seria lá ou não!
Aqui, não temos absolutamente NADA pronto!
Segundo:
Essa preocupação com o prazo,(muito maior que a nossa por sinal) impacta diretamente na economia deles. É muito mais importante economicamente eles sediaram uma Copa do que nós, até mesmo por ser um páis.."mais conhecido pela sua história de luta durante o regime do apartheid, do que pelo sua força econômica ou sua estrutura turística."
Aqui já teve Copa, Pan,terá Olimpíadas!(não quero nem ver como será).
Terceiro:
Não adianta mais ter medo da imagem que pederemos passar. Nós JÁ passamos a imagem!
A imagem da falta de estrutura, da improdutividade, da desorganização!
E se por acaso, essa Copa de 2014 for realizada realmente no Brasil, mostraremos ao mundo nosso "jeitinho brasileiro" de fazer tudo "nas cochas".
Ótimo texto Betão, vamos fazer o pau quebrar nesse blog.
Abraço à todos!
Niki.
Entramos naquela velho e longa discussão, PT ou PSDB.
"Tenho vontade de que essa bomba fosse para a mão de Dilma. Ver até que ponto vai a capacidade de gestão do governo PT.
Será que os Tucanos acharam outro discurso? Beto a tentativa de subjulgar a Gestão Petista não cola.
Abraços
Sr. Nikolaus,
A Africa do Sul é um país muito menor que o nosso e menos populoso, as regiões onde foram construidos os estádios são descampadas e com espaço para se criar a estrutura necessária.
Em termos estruturais tudo foi construído, somente alguns estádios já estavam semi-prontos e foram adequados aos padrões da FIFA, ou seja, numa cidade como São Paulo, fica muito mais caro se mudar uma estrutura de anos, para os padrões exigidos pela FIFA.
O que é fato é qualquer capital nossa tem uma estrutura conjugada, curtiçada, enfileirada, o que não faz com que possibilite a criação de uma estrutura longe da existente.
Essa imagem do jeitinho brasileiro vem se confundindo muito na percepção do estrangeiro, a China é um exemplo claro disso, quando a China crescia 8% ao ano, todos achavam que enfim os chineses começavam a desvencilhar do preconceito em adotar culturas que influencie na sua, pois é, nada disso mudou, ainda temos crianças fazendo bolas de futebol por 0,05 centavos a hora, mas na percepção da população mundial, o que manda é a notícia.
A percepção deste público hoje, é de que amadurecemos como organização, o que é uma grande mentira.
Lula é um verdadeiro propagandista de remédios.
Sr. Pedro,
O Sr. deve estar muito feliz com o crescimento nas pesquisas da Dama de Ferro( apelido dado a ela por você)...rs
Não estou subjulgando, tampouco me coloco de forma torcedora, estou realmente acreditando que em 4 anos não somos capazes de realizar esta Copa.
Só para apimentar, acho realmente que o Serra é mais capacitado que a Dilma, mas para provar que não estou subjulgando, te pergunto...Cade os aeroportos, portos, estradas e trens?
Será que seu partido estava ocupado demais com políticas sociais assistencialistas e esqueceu que antes de intuxar de crédito a população é necessário asfalto?
"Só para apimentar, acho realmente que o Serra é mais capacitado que a Dilma, mas para provar que não estou subjulgando, te pergunto...Cade os aeroportos, portos, estradas e trens?"
Respondendo essa primeiro: Em oito anos andamos, ou estou sendo totalmente enganado pela mídia. A estrutura aérea do brasil é pífia, isso não é de agora, estou errado, primeiro temos de usar com qualidade os equipamentos que temos, segundo vocês(tucanos) querem colocar todos os nabos de péssimas administrações do pasado recente no bumbum dos petistas, a falta de infraestrutura não vem de agora, sabemos ou não sabemos disso? E sem maldade Beto, dá uma pesquisada sem preconceito sobre o PAC, não se baseia apenas nas informações da Veja, Folha, etc. Ademais, maior parte da estradas de uso comum cabe aos Estados, o mesmo ocorre com Trens, aqui no meu bairro estamos escasso de dignidade de locomoção.
"Será que seu partido estava ocupado demais com políticas sociais assistencialistas e esqueceu que antes de intuxar de crédito a população é necessário asfalto?"
Belo discurso esse seu, já passou fome?
Betão a fome é agora não é depois, as pessoas comem comida, não comem asfalto, trilhos ou infraestrutura, temos um discurso distante, mas distante ao extremo. O que vc acha assistencialismo, eu acho que matar fome.
Betão, precisa sair as ruas, a realidade da maioria é bem diferente do que vossa senhoria prega.
Pedro,
Em primeiro lugar, acredito que você está tendo uma visão um tantinho egoísta.
Vivemos em uma cidade com aproximadamente 11 milhões de habitantes, onde por dia circulam 19 milhões de pessoas. "-Nem preciso dizer que é uma potência,." Portugal o país que descobriu o Brasil tem 10 milhões de habitantes!
A cidade de São Paulo é maior cidade da América Latina, cidade que mais atrai eventos, terceira maior frequência turística, maior economia, maior extensão geográfica...enfim...São Paulo, a cidade País!
Segundo a pesquisa divulgada no dia 21/11/2009, assinada pelo instituto CNT/SENSUS, a aprovação do governo de Serra na cidade de São Paulo, chegou a 70%, anteriormente a sua saída, o mesmo instituto divulgou uma aprovação de 63%. "- São bons números de aprovação para um governo medíocre, não acha?"
"Betão, precisa sair as ruas, a realidade da maioria é bem diferente do que vossa senhoria prega. "
-63% equivale a maioria?
Um governo deve ser feito de forma generalista e democrática, nós mesmos pregamos isso em todas as nossa conversas, porém não é o que está dentro do seu discurso.
Como mesmo anunciei em minha escrita, minha tendência era alimentar o debate e com isso exemplifiquei apenas as situações negativas do governo LULA, o que não quer dizer que este mesmo governo não tenha deixado um legado importante em nossa história.
- Apenas coloquei em pauta nosso maior desafio!
Tenho informações suficientes em relação ao PAC, nunca me coloquei aqui, nesse blog, sem embasamento da pauta proposta. Leio jornais internacionais, assisto programas de comentários políticos, entrevistas, jornais de economia, enfim..."Sou um cara politizado e já discutimos sobre isso."
Sou um eterno fã do Sr. Luis Inácio Lula da Silva, tenho minhas ressalvas, mas acho ele um vencedor, um verdadeiro vendedor de bananas para Leões. O que não gosto é da identidade da sua figura, da sua falta de know how para a perfeição.
"Prefiro ser enganado pela esperança, do que pela limitação da mentira"
-Pelo amor de Deus, não quero ver nínguem passando fome, mas não podemos apenas olhar para o umbigo desses, que pela falta de oportunidade a educação, não tiveram a chance de progredir.
"-Temos que olhar pra frente".
No mundo inteiro tem pessoas passando fome e não existe justificativa para isso. Só quero que entenda que quero tanto o bem do meu país, que preciso do empreendedorismo conservador.
"-Se aproxima mais do profissional."
Seja quem for o vencedor destas eleições, que este, seja o Brasil.
Não tenha tanto preconceito em relação ao Serra, ele sempre sonhou em administrar este país, portanto, assim como o LULA foi, ta na hora de darmos a oportunidade a quem tem um sonho.
Acredito nele, mesmo sabendo das nuances da política podre deste país, ele dará a melhor sequência.
Sem aficcionismo e paixão torcedora social, este é o melhor!
Abraços
Não tenho preconceito com Serra, tenho uma visão formada sou contrário a Esse Tucano. Ele joga sujo.
Notícia publicada hoje, repercutida na rádio CBN e nos maiores portais e jornais do país.
"Para resolver a situação das estradas federais, estima-se que o investimento seria de 183 bilhões de reais, segundo especialistas."
O PAC, ou melhor, PRIMEIRO DE ABRIL COMPANHEIRO,rs... estimou que 13% deste valor seria suficiente.
TODO MUNDO JOGA SUJO!
Serra, Dilma, Lula, FHC, o que eu estou falando é de eficiência.
Eu procuro em não pensar em partido. Mas sim em quem dará a melhor sequência no trabalho!
Se eu disser que o governo do Lula foi ruim, estarei mentindo, o mesmo posso dizer do Serra como governador.
Quem disser que o gover do Sr. Lula não é Populista, estará mentindo. E quem disser que o Serra não joga sujo, está mentindo tbm.
Hoje, a melhor sequência seria a do Serra!
O que precisa ser entendido aqui, é que não se trata de Petistas contra Tucanos, se trata do que é melhor para o Brasil.
"Eu procuro em não pensar em partido. Mas sim em quem dará a melhor sequência no trabalho!"
Gosto de textos que trazem o debate para superfície, foi o que ocorreu no mesmo, causando tantos posts contrários. A divergência é positiva, o debate amplo quando tratado com justeza de argumentação é fabuloso. Eu penso sim no partido, acredito que é fundamental para que se tenha um andamento dos projetos dos candidatos escolhidos por nós subjetivamente, ou seja, para que Serra, Dilma, Kassab entre outros escolhidos governem com tranquilidade e coloque os "sonhos" em prática, é necessário ter maioria nas "casas".
Não tem fundamento político, o Pedro que votorá na Dilma ir na sequência e votar para Governo estadual no Alckmim, aí sim é uma incoerência, eu ir e votar numa pessoa que vai contra o que meu candidato acredita, já que os mesmos são têm projetos tão diferentes, a questão do voto é ideológica.
O debate tomou direção para a defesa de nossos candidatos, pude notar muitas opiniões em caráter pessoal.
Não podemos nos deixar envolver por aptidões midiáticas, por histórias construidas e maquiagens no duplo sentido.
Nossos candidatos apresentam a mesma proposta, portanto, paremos de deixar a vitrine discursal nos iludir a compra.
Porque nesta discussão, ninguem o citou o nome de Marina Silva, que é tão plausível quanto esses.
Somos Torcedores?
As estrelas do novo perfil do seu blog é sugestiva para o voto em 2010.
Bom Pedro, isso acontece com vc, pq VOCÊ é Petista!
Eu não, e nem sou Tucano..
Sou um Brasileiro que não concordo com nenhuma desses partidos, então no meu caso, tenho que votar no menos pior, e em quem fará a melhor sequência. Hoje, é o Sr. Serra!
Não deveria chamar-se Nikolaus, deveria chamar-se Nostradamus. kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkk....poderia até ser..=]
Mas eu acho que a Dilma ganha!
Postar um comentário