CHICO XAVIER - por Nikolaus Rodrigues!




Trailer Oficial - Chico Xavier, o Filme


Ontem, fui convidado pelo meu amigo Roberto pra escrever alguns textos aqui pro blog, o que me deixou empolgado, pois adoro escrever e há algum tempo não o fazia, portanto desde já peço desculpas por alguma possível vírgula fora do lugar, ou algum verbo mal conjugado, alguma redundância e algum pleonasmo. (risos).


Precisava de algum assunto para compartilhar com vocês, como este é o primeiro texto que vai pro blog, pensei: “Por que não começar criticando?”. (risos).

Chamou a minha atenção, a crítica de um jornal sobre o filme Chico Xavier, onde o classifica como “Regular” ganhando assim duas estrelas, numa escala de zero a cinco. O que fez com que naquele momento, dominado pelo senso comum, pensasse: “Certeza que esse crítico é Evangélico! - Adicionado a algumas risadas de mim mesmo!”.

Acabei de voltar do cinema, e desde o instante em que saí da sala, diversos pensamentos passaram por minha cabeça, e claro, um deles foi o de escrever esta crítica. Afinal, nada como uma crítica para criticar outra crítica!

O que vi foi um relato sobre a vida de um homem, que desde seus primeiros anos de vida, foi uma pessoa centrada, humilde, sempre em busca de respostas. Uma pessoa que sofreu, chorou, riu, fez rir, e passou os maiores anos de sua vida no ato de ajudar o próximo, no ato da benevolência, da caridade, de Deus. Vida um pouquinho semelhante com a de um judeu que viveu a uns dois mil anos atrás, ambos vieram e nos deixaram a mensagem da paz.

Aceitou as desventuras de sua vida (se podemos assim dizer) como se soubesse que além de todos os acontecimentos, havia algo maior em seu caminho, que seus atos fariam alguma diferença pra alguém. Foi uma pessoa que encontrou o “caminho do meio”, foi linear, constante, regular. Tal como a crítica do jornal sugeriu.

O diretor Daniel Filho fez um filme simples, em todos os aspectos, tem um pouquinho de drama, um pouquinho de comédia, retratou apenas a verdade, onde o personagem principal não é o Chico, e sim a sua história. Creio que ele quis relacionar a simplicidade do filme, com a simplicidade do Chico. Caso isso seja positivo ele obteve sucesso. É um filme bom, propositalmente regular!

Recomendo que todos que assistam a esse filme façam isso com a cabeça aberta. Tirem a frase: “Eu não acredito nisso!” – de suas cabeças e troquem pela: “É possível!”. Tentem compreender que independente de religiões, Deus é um só e é tudo ao mesmo tempo, e que todos os caminhos que levam a Ele, são válidos. De alguma forma a história da vida de Chico Xavier, pode fazer alguma diferença pra você.

Escrito por Nikolaus Rodrigues

sexta-feira, 23 de abril de 2010

11 responses to CHICO XAVIER - por Nikolaus Rodrigues!

  1. Palavra Urbana says:

    Gostei Niki,

    Ainda não assiti, mas em breve irei ao cinema reverenciar o grande Chico Xavier.

    Quem assistir ao filme post seus comentários.

    Abraços

  2. Thaly Freitas says:

    Sensacional, as pessoas tem um pré conceito formado quando se fala em religião, e o que vc disse é exatamente o que eu penso, não tem só a ver com religião, é a história de vida de uma pessoa que buscou o tempo todo ajudar outras pessoas, sendo verdade ou não a maneira que ele encontrou para fazer isso, não importa, o que realmente importa, é que muitos corações foram confortados e muitas respostas obtidas. Então, Parabéns Nick, pelo belíssimo trabalho. Bjo

  3. Excelente texto. Excelente filme.
    Sem mais, meritíssimo!

    Abração velho, fica com Deus!

  4. Celina says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  5. Celina Aniceto says:

    Ainda não assisti, mas com certeza vou!
    Concordo com todos os seus pensamentos e críticas. Devemos sempre expandir nossos horizontes para novos pensamentos e experiências, afinal o mundo não é só isso que podemos ver com os olhos, e o que torna o ser humano diferente do ser animal é a inteligência e a capacidade de compreensão.

    Beijos,
    Celina.

  6. Unknown says:

    Eu concordo com vc Niki, o problema é que pra pessoas limitadas não adianta nada nem sua crítica, vão achar que vc está errado. Eu conheço pessoas dificeis, que não enxergam desta forma, o que é realmente uma pena. Pq o que vale e o que fazemos, e com que sentimento fazemos, independente de religiões. Mas, enfim, o que importa de verdade é que ele tem seu valor e tem muita gente que acredita nisso. Eu fico feliz Niki pq no meu caminho eu encontro pessoas sinceramente de coração bom, o que me faz feliz e com esperança de que nem tudo nesse mundo está perdido.
    Parabéns pela crítica, pelo texto e por vc ser como é e quem é, um grande abraço
    Duda

  7. Luciene says:

    Acho eu, que o Chico ascencionou.
    Realmente não somos seres vivos. Somos seres víveres. Algo nos faz vivos e este algo é Deus.E DEus está na retumbância e na singeleza. E é muito gratificante encontrar Deus dentro das pessoas. E o Chico Xavier estava e está completo de DEus. E nós.... nós vamos chegar lá!!!
    Parabéns Niki, não podia esperar outra coisa de você!
    Luciene

  8. Unknown says:

    Adorei!!!! não assisti o filme ainda, mais em breve irei com certeza.......... parabéns senti maior orgulho de ser sua amiga (risos)

    um grande beijo
    Karen 17

  9. Nikolaus says:

    Pessoal, obrigado pelos comentários, pelos elogios e por gastarem um pouco do tempo de vocês aqui no Blog.
    Espero que eu consiga escrever cada dia melhor, e que vocês continuem vindo aqui e postando suas opiniões. Assim poderemos aprender uns com os outros e evoluir!

    Valeu galera

    bjOn

  10. Markinhos says:

    Bom texto Nick, ainda nao tive a oportunidade de ver, mas assistirei em breve, fiquei mais ancioso e curioso. Pensando sempre que “É possível!”. Parabéns...

    Abração!

    Markinhos

  11. Janicy says:

    Oi Nick, querido, fico sempre muito feliz em saber que você está amadurecendo espiritualmente - esse é o verdadeiro crescimento - e é para isso que encarnamos.
    Quanto a Chico Xavier - ele não perdeu a oportunidade que a Vida (e vida aqui é a própria existência) lhe proporcionou de mostrar a todos os "crentes e não crentes" de que é possível vivenciar os dois principais mandamentos, que são: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "Amar ao próximo como a ti mesmo".
    Amor e Luz
    Eu Sou Janicy

Postar um comentário